Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Aos 90 anos, morador de Veranópolis se forma em pedagogia | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Aos 90 anos, morador de Veranópolis se forma em pedagogia

Aos 90 anos, morador de Veranópolis se forma em pedagogia


Não poderia ter sido diferente: as atenções das centenas de pessoas que lotaram o ginásio da UCS de Bento Gonçalves para assistir a uma cerimônia de formatura, neste sábado, estavam voltadas a um senhor baixinho e de cabelos brancos em meio a dezenas de moças e rapazes de 20 e 30 e poucos anos. É que a noite era especial para Celestino Costella, que aos 90 anos comemorou o diploma da primeira graduação. Depois de seis anos de estudos, ele colou grau em pedagogia e recebeu o carinho não só da própria família, mas dos demais graduandos da noite. Único formando de pedagogia, Celestino celebrou ao lado de concluintes de ciências biológicas, comércio internacional e ciências contábeis.

— Meu coração está estourando de alegria — disse, minutos antes de receber o diploma.

O público vibrou como em final de campeonato quando seu Celestino, acompanhado de uma professora, percorreu os cerca de 200 metros de passarela até o palco. Depois, ao som de música italiana, foi novamente aclamado quando se levantou e foi até a mesa de autoridades fazer o juramento, receber o diploma e sair exibindo o barrete na cabeça. Todas as autoridades se levantaram para aplaudir a garra de Celestino que, incansável, fazia viagens de cerca de duas horas, três vezes por semana, para ir estudar. Celestino não conseguiu segurar a emoção. Já diplomado, enxugou algumas lágrimas enquanto assistia à colação de graus dos demais formandos.

— Estou recebendo muitos elogios, não sei se é por causa da idade, eu nem sei se mereço tudo isso — comentara, pouco antes.

Antes de iniciar na pedagogia, Celestino cursou Educação de Jovens e Adultos — havia parado de estudar na terceira série para ajudar a família na roça — frequentou a Universidade da Terceira Idade, em Caxias do Sul, e fez curso de informática. Só então ingressou na graduação, depois de prestar uma prova. Frequentou as 3 mil horas previstas no programa do curso com raríssimas faltas e, para ajudar na compreensão dos textos mais complexos, contratou até uma professora particular. Se a rotina de estudos pode parecer pesada para quem é jovem, imagine para quem tem 90 anos: morando em Veranópolis, Celestino viajava de ônibus até o campus da UCS em Bento Gonçalves para frequentar a sala de aula.

Passada a emoção da formatura, Celestino agora prepara a comemoração, marcada para este domingo com missa especialmente para celebrar a conquista e um almoço para amigos e familiares. A celebração será na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, e a festa, na Sociedade dos Motoristas de Veranópolis. Além de marcar a conquista, o encontro servirá para lembrar os 90 anos de idade de Celestino e os 66 de casamento com Maria Sbrissa, 84, união que gerou 11 filhos e 15 netos.


(Fonte: ZH Notícias por Cristiane Barcelos)



O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: ZH Notícias por Cristiane Barcelos