Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php:64) in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Controle.php on line 38

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Cuidar Idoso em parceria com o Projeto Melhor Idade da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Cuidar Idoso em parceria com o Projeto Melhor Idade da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Cuidar Idoso em parceria com o Projeto Melhor Idade da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo


No dia 05/06/2017, reuniram-se na Ftec Faculdades, o Secretário Municipal e de Esporte e Lazer Jorge Augusto Schmidt, o sócio-fundador do Cuidar Idoso Cristiano Rafael Schmitz, a representante comercial Marcia Lourenço e a professora mentora do projeto Graciane Berghahn Konzen, a fim de estreitar uma parceria entre o projeto Cuidar Idoso e o Projeto Melhor idade, desenvolvido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, que hoje atende 942 idosos, dos diversos bairros da cidade. 


Podemos afirmar que dessa parceria sairão diversas atividades que objetivam, cada vez mais, a prevenção e o cuidado com a qualidade de vida do idoso.


Entenda o Projeto Melhor Idade da Secretária de Esporte e Lazer (SMEL)


CONTEXTUALIZAÇÃO 


O município de Novo Hamburgo conta hoje com uma população de 238.940 habitantes sendo estes 26.455 idosos, o que corresponde à 11,07% da população. 


O PMI (Programa Melhor Idade) prioriza o atendimento a pessoas da 3° idade que residem em Novo Hamburgo, tendo hoje mais de 850 alunos inscritos, em sua maioria mulheres. Diversas atividades são oferecidas: Pilates de solo, Ritmos, Ginástica e Câmbio. Realizadas atualmente em 12 núcleos distribuídos pela cidade. 


O programa está sendo expandido para mais núcleos dentro da cidade, objetivando assim, que mais pessoas busquem a prática da atividade física para seu bem-estar e manutenção da saúde. 


O PMI tem um papel fundamental na vida dos idosos, pois contribuindo com o lazer e tendo um caráter preventivo no que diz respeito a saúde, qualidade de vida e autonomia dos mesmos, ocorre a diminuição da ida ao posto de saúde e hospitais e a queda na quantidade da medicação controlada. 


1. OBJETIVO GERAL DO PROGRAMA 


Os objetivos gerais do Programa Melhor Idade – Novo Hamburgo são: ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da promoção de atividades físicas e integração social. 


O PMI, na sua essência, tem como objetivos: proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, que envolva a 3ª idade, estimular a convivência social, fomentar a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos. 


2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


Os objetivos específicos do Programa Melhor Idade são: 


• Oferecer acesso às práticas culturais e esportivas para pessoas da 3ª idade em diferentes situações econômicas; 

• Desenvolver o hábito da prática de atividades esportivas e de Lazer; 

• Resgatar a autoestima e a confiança; 

• Potencializar as virtudes dos sujeitos que sofrem pela exclusão social; 

• Mobilizar os gestores públicos para que pensem o esporte e lazer através de atividades públicas permanentes no município; 

• Mobilizar as pessoas para uma organização comunitária a fim de reivindicar o esporte e o lazer como direito social; 

• Dar acesso às atividades culturais, como apresentações de dança, teatro e música, gratuitamente. 


3. RESULTADOS 


O PMI atingiu, de março a setembro de 2016, o notável número de 33.468 atendimentos/presenças. Chegando em setembro a um número de 1400 alunos, o programa consolida-se, não como uma opção de lazer, mas como um compromisso com a comunidade, principalmente, com o público de indivíduos com idade superior a 60 anos. 


Com o término do convênio com o Governo Federal, houve a preocupação por parte da administração municipal com o público atendido no PMI NH – 3ª idade, por ser o único programa social que contempla essa faixa etária. EM maio de 2012, o programa foi municipalizado. Em 2013, o programa atuou com 5 oficinas, divididas em 8 núcleos e monitorada por 8 estagiários, acompanhados por 4 coordenadores formados em Educação Física, sendo 3 coordenadores de núcleo, que acompanham as aulas dos estagiários e um coordenador geral, responsável por todo o programa. As oficinas deste ano foram: Ginástica, Ritmos, Câmbio, Artesanato e Violão. 


Em 2014, o programa atuou com 6 oficinas divididas em 12 núcleos e 2 subnúcleos e monitoradas por 13 estagiários, acompanhados de 4 coordenadores formados em Educação Física, sendo 3 coordenadores de núcleo, que acompanham as aulas dos estagiários e um coordenador geral, responsável por todo o programa. As oficinas oferecidas no ano foram: Violão, Ginástica, Ritmos, Recreação, Câmbio (vôlei adaptado para 3° idade) e Ioga. 


No ano de 2015, o programa atuou com 6 oficinas divididas em 15 núcleos e monitoradas por 13 estagiários, acompanhados de 3 coordenadores formados em Educação Física, sendo dois coordenadores de núcleo, que acompanham as aulas dos estagiários e um coordenador geral, responsável por todo o programa. As oficinas oferecidas no ano foram: Ginástica, Câmbio (vôlei adaptado para 3° idade), Pilates, Ritmos, Zumba e Danças Tradicionalistas. 


Em 2016, o programa atuou em 17 núcleos e 2 estão em período de inscrições monitoradas por 12 estagiários, acompanhados de 3 coordenadores formados em Educação Física, sendo dois coordenadores de núcleo, que acompanham as aulas dos estagiários e um coordenador geral, responsável por todo o programa. Cinco oficinas foram oferecidas no ano: Ginástica, Câmbio (vôlei adaptado), Pilates, Ritmos e Zumba. 


Em 2017, até o presente momento, estamos com 12 núcleos em funcionamento, com 07 estagiários envolvidos diretamente e mais 01 estagiário envolvido com a administração do programa. 


NÚCLEOS: 


ALBANO HARTZ: Centro – Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, nº 112 

AMBRO: Associação dos Moradores do Bairro Rondônia, Rua Guilherme Growerman, 924 

BOA SAÚDE: Rua Saturno nº 261 

CSMR: Centro Social Madre Regina; Rua Pedro Adams Filho, 962 

KEFAS: Rua Momberger, S/Nº 

LOMBA GRANDE: Rua João Aloysio Algayer, nº 1224 

PRAÇA DA JUVENTUDE: Rua Honduras nº 150 

PRIMAVERA: Rua Osvaldo Cruz, nº 96 

RAIO DE SOL: Rua Carroussel, nº 95 

RINCÃO: Rua Portugal, S/Nº 

SGNH: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, Rua Castro Alves, nº 166 

VETERANO: Clube de Futebol, Rua Tirol nº 237


Fonte: Fonte: Equipe do Cuidar Idoso e Jorge Schmidt (Secretário Municipal e de Esporte e Lazer).