Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php:64) in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Controle.php on line 38

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Idosos se formam bombeiros comunitários | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Idosos se formam bombeiros comunitários

Idosos se formam bombeiros comunitários


Na noite da última segunda-feira, 37 idosos de Sombrio/SC que participam do grupo Melhor Idade, se formaram no Curso de Bombeiro Comunitário, promovido pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Assistência Social, em evento realizado no Centro de Integração da Terceira Idade, no Bairro São José.


O curso começou no dia 24 de Agosto e se encerrou no dia 16 de Novembro, dando orientações sobre defesa Civil, Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Atendimento Primário Traumáticos de Acidentes, buscando levar mais conhecimento aos idosos em trabalhos de prevenção.


                                 


"Aqui deixamos mais 37 cidadãos preparados para ajudar a comunidade, dedicar suas vidas a trabalhos que gerem o bem comum a seus próximos", disse o comandante dos Bombeiros de Sombrio, I Tenente Marcelo Della Giustina da Silva.


Exercícios físicos também foram temas das aulas promovidas por oito bombeiros instrutores nas 20 horas/aulas do curso.


"Nosso trabalho é preventivo, buscando o cumprimento de direitos e oferecendo bem estar aos nossos idosos e o curso veio exatamente neste caminho, fortalecendo esse projeto", salientou Rosane Goulart, coordenadora do Citi.


O Secretário Municipal de Administração, José Sidnei Januário, representou o prefeito Zênio Cardoso no ato, exaltou a parceria com os bombeiros e elogiou a vitalidade dos idosos de Sombrio, falando dos trabalhos da Prefeitura voltados ao grupo.


"O cuidado que temos com nossas crianças e com vocês é praticamente o mesmo. Atividades diárias, alimentação balanceada, aulas em cursos interessantes, cuidados com suas saúdes. Enfim, quase tudo o que temos feito às crianças, fazemos por vocês. E não vamos parar. Quero então parabeniza-los por esta formatura de hoje, no Curso de Bombeiros da Melhor Idade", disse José.


Após a entrega dos certificados, o tradicional banho dado quando bombeiros são promovidos ou formados foi dado também nos idosos, arrancando muitas risadas e arrepios de frio, graças a água gelada jogada do caminhão do Corpo de Bombeiros e do ventinho frio que batia no início da noite.


Em seu discurso, a coordenadora Rosane falou sobre Orivaldo Medeiros, de 80 anos, integrante do grupo e que iniciou o curso junto de todos os colegas. O pouco conhecimento que recebeu nas primeiras aulas o fez identificar seus próprios sintomas de infarto que estava sofrendo em casa, quando avisou a esposa e a filha e foram ao hospital, confirmando a suspeita e sendo atendido antes mesmo de se concretizar o problema. Hoje, Orivaldo está bem se recuperando de forma tranquila.


"Foi graças ao curso, às primeiras aulas, que ele conseguiu salvar a própria vida. É claro que eles não vão sair do curso achando que são super heróis, mas até isso eles aprenderam, a questão do limite do que sabem e que estão prontos sim para ajudar", concluiu Rosane.


O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: DN Sul