Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php:64) in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Controle.php on line 38

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Idosos ativos experimentam diferentes formas de envelhecer | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Idosos ativos experimentam diferentes formas de envelhecer

Idosos ativos experimentam diferentes formas de envelhecer


Os "idosos ativos" ou "novos idosos" querem ter maior integração social, como formas de investir em autoestima e autoimagem. Eles buscam apoio para criatividade com o objetivo de preencher a rotina e manterem-se autônomos por mais tempo, não se limitando apenas ao convívio com a família.


A nova geração de idosos chega aos 60 anos com expectativa de viver por, pelo menos, mais um terço da vida. A velhice é a etapa mais longa da vida do ser humano, pois ficamos nesta faixa etária normalmente dos 60 aos 90 ou cento e poucos anos.


Os novos idosos têm urgência de "reinventar sua própria história", ou seja, pensar em "novos projetos de vida" e em novos significados para sua existência. Afinal, envelhecer é preciso! E envelhecer com alegria, autonomia, ativamente e com protagonismo é fundamental, já que buscamos uma sociedade digna para todas as idades.


Ser protagonista de sua história significa assumir o poder de tomar decisões para importante questões sociais e pessoais, não delegando a outro este poder.


Atualmente, convivemos com cidadãos com mais de 60 anos que buscam mudanças, entendendo seus direitos e exercendo sua cidadania. Indivíduos estes que refletem e buscam a manutenção de sua autonomia para envelhecer com empoderamento.


Embora as leis aprovadas até hoje traduzam os avanços nas políticas sociais de inclusão da pessoa idosa e ao atendimento às suas necessidades, não há direitos sem que haja cidadãos para reivindicá-los. Só há história de vida se tivermos projetos para ela.


Com o crescente envelhecimento da população, assistimos a um momento muito singular na história do nosso país, pois temos a forte presença de atores sociais idosos, contribuindo com o fortalecimento da economia brasileira, com a renda familiar, participando no mercado de trabalho e em Conselhos municipais, atuando em programas educativos, culturais, de lazer, esportivos e outras demais atividades para esta faixa etária, contribuindo também em tantas outras situações.


O público 60 + entra em cena e começa a mostrar suas múltiplas faces e papéis, sendo um dos grandes motivos de nos sensibilizarmos a valorizar a terceira idade.


Contudo, é preciso escutar mais as vozes destes atores sociais, que protagonizaram tantas histórias de vida imersas na vivência do tempo. Hoje, é tempo propício para inaugurar não uma simples "idade de ouro da velhice", mas para abrir mais espaço na sociedade onde caiba a subversão da velocidade dos dias atuais, a participação ativa no cenário das preocupações sociais do momento, a possibilidade de experimentar as diferentes formas de envelhecer, desde as mais arrojadas até, porque não, as mais discretas e singelas. Então saibamos que o tempo é agora! E o protagonismo do idoso para continuar acontecendo precisa de mais espaço no palco da vida.


O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: Blog Método Supera - Ginástica Para o Cerébro