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Os segredos da longevidade: veja dicas para manter o cérebro jovem e saudável

Os segredos da longevidade: veja dicas para manter o cérebro jovem e saudável


Como ficar jovem por mais tempo? O que fazer para chegar bem aos 80, 90 anos? A seguir mostraremos que algumas medidas podem ajudar.

A geriatra Jullyana Toledo fala sobre os alimentos que são fonte de juventude e o neurologista Rogério Panizuti explica como manter a atenção e o foco por mais tempo. Escrever, caminhar, jogar baralho e aprender a tocar um instrumento podem ajudar o cérebro a ficar mais jovem.


Os hábitos podem ajudar a ter uma vida mais longa e saudável. A alimentação é muito importante. Por isso, o ideal é comer alimentos protetores do envelhecimento, que são os antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células.


Aposte em alimentos com a cor roxa, que contêm substâncias chamadas antocianinas. Elas são boas para os vasos sanguíneos e ajudam a manter a saúde do coração e cérebro. Entre os alimentos estão a batata doce roxa, uvas, repolho roxo, berinjela.


A atividade física também ajuda o cérebro. Quando praticamos uma atividade de intensidade moderada, os músculos produzem uma proteína, que cai na corrente sanguínea, vai para o cérebro e age nas conexões dos neurônios, melhorando as sinapses.


Além de exercitar o corpo, é importante cuidar do cérebro. Quando exercitamos o cérebro, o protegemos de toxinas que podem levar ao processo demencial, como Alzheimer, e preservamos a memória recente.


Para que nosso cérebro tenha benefícios efeitos é preciso aprender com qualidade. O bom treinamento exige foco e atenção, exercício desafiador, recompensa e repetição.

O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/