Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Criatividade, empreendedorismo e tecnologia na terceira idade

Criatividade, empreendedorismo e tecnologia na terceira idade


Aposentado investe no âmbito digital e cria blog sobre turismo; página já atingiu mais de 50 mil visitas e 27 mil "curtidas" no Facebook.

"O Soul Peruíbe deu um novo sentido à minha vida. A gente não pode parar nunca, a hora que parar, morre."

Já não é mais novidade a crescente presença da terceira idade nos meios digitais, mas é fato que existe uma grande diferença entre acessos despretensiosos ao Facebook e uma rotina intensa na web.

E é com postagens no blog, canais nas mídias sociais, transmissões ao vivo, campanhas patrocinadas e interações com fãs, que o professor de artes aposentado Zé de Matos mostra, aos 67 anos, que nunca é tarde para empreender e iniciar algo novo no cenário digital.

Foi motivado pela distância de seus filhos, que moram em outras cidades, que Zé de Matos comprou seu primeiro smartphone e decidiu conhecer o mundo da Internet. Pouco tempo depois nasceria, em sociedade com sua filha, a publicitária Karina Martins, o Soul Peruíbe, um blog voltado ao turismo, lazer e entretenimento da cidade de Peruíbe, que fica no litoral sul de São Paulo.

O insight partiu de Karina, que percebeu que as publicações que seu pai fazia sobre a cidade tinham grande popularidade. Então, juntos, criaram uma conta no Instagram e a partir daí não demorou muito para que viesse a necessidade de uma conta também no Facebook e, posteriormente, o blog de turismo, lazer e entretenimento, com o objetivo de reunir ainda mais informações sobre a cidade. Até então, não existia em Peruíbe um canal de comunicação dedicado a mostrar apenas o que a cidade tem de positivo.

A ideia do nome foi baseada no duplo sentido da palavra "soul", que em inglês significa "alma" e em português soa como conjugação do verbo "ser", remetendo ao sentimento de pertencer à cidade. O objetivo do projeto é resgatar a autoestima da comunidade caiçara de Peruíbe, auxiliando também no cenário turístico e econômico.

O projeto, que surgiu como um hobby e tomou grandes proporções, passou a exigir cada vez mais conhecimento e dedicação de Zé, que se empenhou em aprender cada uma das ferramentas e hoje é capaz de cumprir com qualquer demanda sozinho, embora todas as estratégias sejam elaboradas com a sócia Karina. A seriedade e comprometimento dele fizeram toda a diferença para que o portal se tornasse um dos maiores da cidade e alcançasse, em um ano, a marca de 27 mil curtidas no Facebook superando até a quantidade de seguidores nos canais em mídias sociais da prefeitura da cidade.

O que fez com que o projeto se tornasse tão popular entre moradores e turistas foi o caráter colaborativo, já que desde o início os seguidores enviam fotos e vídeos – que são devidamente creditados. Além disso, o blog também abre espaço para novos escritores e, com isso, vem revelando novos talentos com textos de temas variados, como cultura indígena, sustentabilidade, cotidiano, entre outros. Reunindo informações como dicas de passeios, pontos turísticos, história da cidade, conteúdos sobre a cultura caiçara e indígena, agenda e cobertura de eventos e notícias, o Soul Peruíbe garante acesso à informação de forma rápida e interativa.

Karina revela que seus colegas do mercado publicitário ficam impressionados com o trabalho que seu pai realiza no Soul Peruíbe. Ficam surpresos com a qualidade do conteúdo e alto engajamento, brincando até que gostariam de contratá-lo.

A atividade atualmente é mantida com investimento próprio e não possui qualquer vínculo ou auxílio dos órgãos públicos, porém, são oferecidas soluções de marketing para empresas, com o objetivo de gerar sustentação financeira.

Com o sucesso que o projeto tem feito na região da Baixada Santista em tão pouco tempo, pai e filha têm recebido propostas de prefeituras de outras cidades, a fim de que possam levar essa iniciativa também a outras regiões.

O professor aposentado, que antes desfrutava das belezas da cidade apenas como hobby, hoje se diverte com as novas ocupações de fotógrafo e social media: "O Soul Peruíbe deu um novo sentido à minha vida. A gente não pode parar nunca, a hora que parar, morre", brinca.

O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: http://www.segs.com.br