Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Foliões da terceira idade são tema de exposição fotográfica em Juiz de Fora

Foliões da terceira idade são tema de exposição fotográfica em Juiz de Fora


Os foliões da terceira idade de Juiz de Fora são o tema da exposição "Folia em branco e preto" do fotógrafo Wagner Emerich. As 20 fotos podem ser vistas no segundo piso do Shopping Jardim Norte, no Bairro São Dimas, a partir desta quarta-feira (1º) até 28 de fevereiro.

O fotógrafo explicou que o projeto deste ano surgiu de uma sugestão que recebeu nas duas edições anteriores. "Foi um desdobramento natural. Quando fiz o dos adultos e o das crianças, as mães e as avós pediram. Elas reforçaram que a terceira idade também curte carnaval. Guardei a ideia e neste ano coloquei para funcionar", disse.


Para quem ainda estranha o padrão de fotos em preto e branco sobre carnaval, Wagner Emerich explicou a proposta.


"A cor poderia tirar a atenção do que eu quero mostrar, que são as pessoas. O meu desafio era captar e transmitir a alegria e vitalidade deles com a ausência de cor", explicou Wagner Emerich.


Além da tradicional convocação pela rede social, desta vez, Wagner Emerich entrou em contato com locais onde os foliões poderiam ser encontrados.


"Esse ano eu também quis ir atrás dos personagens ao invés de esperar eles se voluntariarem. Achei que assim conseguiria personagens mais ricos. Tive uma ajuda muito grande do Centro de Convivência do Idoso, onde funciona o Bloco Recordar é Viver, e também das escolas de samba", contou.


Nas 20 fotografias, estão foliões em fotos individuais ou em casais e o mascotinho do ano, Brad, um yorkshire de 17 anos. Segundo Wagner Emerich, os modelos compartilharam histórias e abraçaram a proposta do ensaio.


"Alguns foram com camisas das escolas, a maioria estava com algum tipo de adereço. Todos aceitaram o convite e foram ao meu estúdio para serem fotografados. O que mais me impressionou foi a vitalidade e energia deles. Eu lá mancando porque estava com um problema no pé e eles sambando sem parar. Eles foram um show", afirmou.


Wagner Emerich comenta que tem uma foto especial para ele no ensaio. "É a foto da dona Fara. Ela completa 100 anos em 2017. Digamos que ela tem direito por hierarquia de ser a foto mais especial", brincou.


A novidade deste ensaio é o local de exposição. As duas mostras anteriores foram no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).


"Neste ano, a minha expectativa é um pouco diferente por causa da mudança de espaço. As fotos ficarão em um shopping, onde tem maior circulação de pessoas. Elas vão se deparar com as fotos e espero que seja uma surpresa agradável para quem passar por lá", disse Wagner Emerich.


A superintendente Daniela Rachid destacou que o local já abrigou dez exposições desde a inauguração como forma de ampliar a experiência dos visitantes.


"Trazer as mais variadas artes é aproximar das pessoas um tipo de cultura que muitas vezes está inacessível a boa parte delas. As exposições que estamos trazendo para o shopping valorizam os artistas locais e oferecem uma experiência diferenciada ao nosso cliente", avaliou.









O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: G1 Globo