Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

7 Dicas de como cuidar de idoso

7 Dicas de como cuidar de idoso


A maioria das famílias enfrentam inúmeras dificuldades em como cuidar de idoso com dignidade e respeito. Existem vários programas de saúde que auxiliam em como cuidar de idoso. Os programas de saúde pública são insuficientes para dar a assistência necessária que o idoso precisa no seu dia a dia. Diante dessa realidade as famílias se sentem muito despreparadas.


Não existem fórmulas de como cuidar de idoso. Existe o bom senso e a flexibilidade de utilizar os melhores recursos para auxiliar no cuidado ao idoso.

 

Quais os melhores recursos de como cuidar de idoso?


- Fazer uma avaliação completa com um geriatra

- Procure conhecer a realidade do idoso em todos os aspectos. Aspectos físico, cognitivo e emocional.

- Converse com o idoso


Para saber a melhor maneira de como cuidar de idoso é necessário interagir com ele. Converse com o idoso, se for possível, identifique como ele se sente em relação as mudanças dessa nova fase da vida.


Estimular os contatos sociais


Devemos não apenas nos preocupar com os cuidados diários, mas também estimular o envolvimento social do idoso. Proporcionar ao idoso novos desafios evita o isolamento social e previne sintomas depressivos.


Organizar uma rede de apoio familiar


É importante dividir as atribuições entre os elementos da família. Para saber exatamente como cuidar de idoso é necessário que o cuidador principal compartilhe as atribuições ao seu grupo familiar. Isso é importante para evitar a sobrecarga de atribuições. A maior vantagem é promover maior interação entre os familiares e o idoso. Essa interação favorece uma velhice com qualidade de vida.


Pensando nisso, existe um celular para idoso que facilita a comunicação entre o idoso e os familiares. O ClickHelp é um celular para idosos com GPS, sensor de quedas e botão de emergência.


Serviços como o ClickHelp facilitam a organização de uma rede de apoio familiar, pois tira a sobrecarga de uma única pessoa e envolve toda família. Com um clique no botão de emergência, uma mensagem SMS é enviada para o dispositivo móvel dos familiares cadastrados.


Oferecer carinho e afeto


Saber como cuidar de idoso necessita de carinho. Com as mudanças da idade as situações de aconchego e de amor são muito mais relevantes que atendimentos tecnicamente adequados, mas sem afeto.


Saber como cuidar de idoso pode ser gratificante. Mas também pode roubar um pouco de tempo e causar amargura. Não é uma tarefa fácil. Por isso reuni algumas dicas que vão te ajudar a tornar essa fase mais tranquila.


Dicas de como cuidar de idoso


- Encontre temas de interesse mútuo

- Não julgue os idosos pela sua condição física

- Ofereça sempre ajuda quando eles se prontificarem para fazerem algo. Por exemplo: Café, chá.

- Leve o idoso constantemente ao médico.

- Ajude-os com a higiene pessoal.

- Ajude-os a preparar as refeições adequadas.

- Sempre que possível leve-os para sair um pouco de casa.

 

O mais importante em como cuidar de idoso é não esquecer da sua própria vida pessoal. Garantir que sua vida profissional e pessoal não seja completamente interrompida por estar cuidando de um idoso. Equilibrar os cuidados ao idoso e sua vida é primordial para obter qualidade de vida na família.

Fonte: Blog Click Help