Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

8 técnicas para melhorar a sua memória

8 técnicas para melhorar a sua memória


A maioria das pessoas tem ocasionais lapsos de memória, como esquecer o nome de um novo conhecido ou perder as chaves do carro.


Na maioria das vezes, isso é simplesmente um sinal de que uma pessoa está um pouco ocupada ou preocupada. Por outro lado, ter uma memória consistentemente fraca pode ser problemático para alguém.


Muitos fatores desempenham um papel na perda de memória, incluindo genética, idade e condições médicas que afetam o cérebro. Existem também alguns fatores de risco administráveis para perda de memória, como dieta e estilo de vida.


Neste artigo, aprenda sobre oito técnicas para tentar ajudar a melhorar sua memória:


1. Treine seu cerebro


De maneira semelhante aos músculos, o cérebro precisa de uso regular para se manter saudável. Exercícios mentais são tão essenciais para a massa cinzenta quanto outros fatores, e desafiar a mente pode ajudá-la a crescer e se expandir, o que pode melhorar a memória.


Um grande ensaio da revista PLoS One descobriu que pessoas que fizeram apenas 15 minutos de atividades de treinamento cerebral pelo menos 5 dias por semana tiveram melhorias na função cerebral.


A memória de trabalho dos participantes, a memória de curto prazo e as habilidades de resolução de problemas melhoraram significativamente quando os pesquisadores as compararam a um grupo de controle que fazia palavras cruzadas.


Os pesquisadores usaram atividades de treinamento cerebral do site Lumosity. Os desafios funcionam na capacidade de uma pessoa de lembrar detalhes e rapidamente memorizar padrões.


2. Exercício


O exercício físico tem um impacto direto na saúde do cérebro. Como o autor da pesquisa no Journal of Exercise Rehabilitation observa, o exercício regular reduz o risco de declínio cognitivo com a idade e protege o cérebro contra a degeneração.


Os resultados de um estudo de 2017 sugerem que o exercício aeróbico pode melhorar a função da memória em pessoas com doença de Alzheimer precoce. O grupo controle realizou alongamento e tonalização não anaeróbicos.


O exercício aeróbico aumenta a frequência cardíaca de uma pessoa e pode incluir qualquer uma destas atividades:


- faça academia

- corrida

- caminhada

- natação

- dança


3. Meditar


A meditação da atenção plena pode ajudar a melhorar a memória. Os autores de um artigo de pesquisa de 2018 observam que muitos estudos mostram que a meditação melhora a função cerebral, reduz os marcadores de degeneração cerebral e melhora tanto a memória de trabalho quanto a memória de longo prazo.


Os pesquisadores observaram os cérebros das pessoas que praticaram a meditação regularmente e as que não praticavam.


Seus resultados indicaram que o hábito de meditar pode causar mudanças de longo prazo no cérebro, incluindo o aumento da plasticidade do cérebro, o que ajuda a mantê-lo saudável.


4. Durma o suficiente


O sono é vital para a saúde geral do cérebro. Interromper o ciclo de sono natural do corpo pode levar a deficiências cognitivas, pois isso interrompe os processos que o cérebro usa para criar memórias.


Ter uma noite inteira de descanso, normalmente de 7 a 9 horas por noite para um adulto, ajuda o cérebro a criar e armazenar memórias de longo prazo.


5. Reduzir o consumo de açúcar


Alimentos açucarados podem ser deliciosos e sentir-se recompensadores no início, mas podem ter um papel na perda de memória. 


6. Evite dietas de alto teor calórico


Juntamente com o corte de fontes de excesso de açúcar, a redução da ingestão calórica geral também pode ajudar a proteger o cérebro.


Os pesquisadores observam que as dietas de alto teor calórico podem prejudicar a memória e levar à obesidade. Os efeitos na memória podem ser devidos a como as dietas de alto teor calórico levam à inflamação em partes específicas do cérebro.


Embora a maioria das pesquisas nesta área tenha sido com animais, um estudo de 2009 analisou se a restrição de calorias em humanos poderia melhorar a memória.


Participantes do sexo feminino com idade média de 60,5 anos reduziram sua ingestão de calorias em 30%. Os pesquisadores descobriram que eles tiveram uma melhora significativa nos escores de memória verbal e que o benefício foi mais significativo naqueles que aderiram melhor à dieta.


7. Aumente a ingestão de cafeína


A cafeína de fontes como café ou chá verde pode ser útil para a memória.


Os autores de um estudo de 2014 descobriram que o consumo de cafeína após um teste de memória aumentou a capacidade de armazenamento do cérebro dos participantes a longo prazo.


As pessoas que tomaram 200 miligramas de cafeína pontuaram melhor nos testes de recordação após 24 horas do que as pessoas que não tomaram cafeína.


A cafeína também pode estimular a memória a curto prazo. Um estudo em Frontiers in Psychology descobriu que adultos jovens que tomaram cafeína pela manhã melhoraram a memória de curto prazo.


Essa percepção pode ser útil para indivíduos que precisam fazer testes ou relembrar informações durante um período do dia em que, de outra forma, poderiam estar cansados.


8. Coma chocolate amargo


Comer chocolate amargo soa como uma indulgência, mas também pode melhorar a memória de uma pessoa. Os resultados de um estudo de 2011 sugerem que os flavonóides do cacau, que são os compostos ativos no chocolate, ajudam a melhorar a função cerebral.


As pessoas que comeram chocolate amargo tiveram melhor desempenho em testes de memória espacial do que aquelas que não comeram. Os pesquisadores notaram que os flavonóides do cacau melhoravam o fluxo sanguíneo para o cérebro.


Com isso dito, é importante não adicionar mais açúcar à dieta, e assim as pessoas devem ter pelo menos 72% de cacau em chocolate amargo e evitar o chocolate com adição de açúcar.


Fonte: By Jon Johnson