Confira dicas para uma viagem tranquila | Blog | Cuidar Idoso

Blog

Acompanhe as postagens do Cuidar Idoso.

Confira dicas para uma viagem tranquila

Confira dicas para uma viagem tranquila


Aproveitar a aposentadoria para viajar é uma meta de vida de muitas pessoas. Quem consegue realizá-la tem ganhos na saúde física e mental, mas é importante tomar alguns cuidados para que os passeios sejam sinônimo de tranquilidade, e não de preocupação.

De acordo com Roni Mukamal, geriatra coordenador do programa de medicina preventiva do plano de saúde especializado na terceira idade, Medsênior,as viagens podem ser aliadas no afastamento de doenças como depressão, mas é preciso tomar alguns cuidados.

"Se o idoso tiver histórico de trombose ou algum problema cardiovascular, é importante que visite o geriatra antes de embarcar. O médico vai avaliar se ele está em condições de fazer uma viagem longa e pode até receitar um remédio para prevenir crises durante o voo", diz Roni.

Quando não há problemas sérios de saúde não há necessidade de uma avaliação médica. "No entanto, o avião é um meio de transporte desconfortável. Para evitar dores, o idoso deve se movimentar durante o voo, mexer as pernas e até fazer uma caminhada dentro da aeronave", recomenda.

O médico também recomenda tomar muito líquido durante a viagem e não esquecer um agasalho adicional.

"Na terceira idade a perda de temperatura corporal é muito maior, como costuma fazer muito frio dentro do avião, é melhor se prevenir com um casaco extra", alerta.

Para ter a viagem dos sonhos:

•Além da medicação diária, leve remédios esporádicos, para casos de dor ou crises. A receita deve sempre acompanhar o medicamento

•A medicação deve ser transportada na mala de mão, para que não fique sem em caso de extravio de bagagem

•Se tiver alguma doença, peça para o médico fazer um laudo por escrito

•Excursões, além de mais animadas, oferecem mais segurança para o idoso

•Se for sair do país, não deixe de fazer um seguro internacional de saúde

•Avise a companhia aérea de suas necessidades especiais

•Se necessário, solicite uma cadeira de rodas no aeroporto para percorrer longas distâncias


O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/especial-publicitario/Medsenior/seremos-todos-idosos/noticia/confira-dicas-para-uma-viagem-tranquila.ghtml