Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Caminhar, mesmo que por pouco tempo, aumenta sua longevidade, diz estudo

Caminhar, mesmo que por pouco tempo, aumenta sua longevidade, diz estudo


Caminhadas regulares podem ajudar os idosos a alcançar uma vida mais longa, mesmo que não caminhem o suficiente para atingir as recomendações de especialistas, diz um novo estudo.

A pesquisa levou em consideração as recomendações do governo dos Estados Unidos, que dizem que adultos de 18 a 64 anos devem ter pelo menos 2,5 horas (150 minutos) de atividade física moderada por semana. O estudo envolveu o acompanhamento de 140 mil adultos estadunidenses durante 13 anos. Os participantes tinham de 60 a 80 anos de idade, e respondiam questões relacionadas ao tempo que gastavam realizando atividades físicas durante a semana. Respondiam questionários também acerca do tipo de atividade que praticavam.

Os resultados mostraram que aqueles idosos que relatavam caminhadas regulares, mas não suficientes para alcançar as recomendações, ainda assim tinham mais tempo de vida em relação aos que não praticavam nenhuma atividade. Especificamente, os pesquisadores concluíram que aqueles completamente sedentários tinham 26% mais chance de morrer durante o estudo, em comparação com os que faziam caminhadas, por exemplo, ainda que por menos de duas horas semanais.

As descobertas se sustentaram mesmo depois de os pesquisadores levarem em consideração fatores que poderiam afetar o estudo, como o tabagismo, a obesidade, problemas crônicos (diabetes, por exemplo) e o tempo gasto sentado.

A ligação entre física e maior tempo de vida sugerem que os médicos "devem encorajar seus pacientes a caminhar, mesmo que seja por menos tempo que o recomendado", escreveram os pesquisadores nesta quinta-feira no American Journal of Preventive Medicine. "A atividade de caminhada sempre foi descrita como o ‘exercício perfeito’, pois ele pode ser feito de graça, é bastante conveniente, não requer nenhum equipamento especial ou treinamento, e pode ser feito em qualquer idade", escreveram.

Muitos estudos já encontraram essa ligação entre a atividade física e maior longevidade, mas poucas pesquisas haviam se preocupado especificamente com a caminhada.

A pesquisa também apontou que caminhar pelo tempo aconselhável ou ultrapassar essas recomendações também produz benefícios para a saúde. As pessoas que caminham por 2,5 a 5 horas por semana tinham 20% menos chance de morrer por qualquer motivo; 30% menos chance de morrer por problemas respiratórios e 9% menos chance de morrer por câncer, durante o período do estudo, em comparação com os que caminhavam por menos de duas horas por semana.


O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: https://climatologiageografica.com/caminhar-mesmo-que-por-pouco-tempo-aumenta-sua-longevidade-diz-estudo/