Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Idosos chegam a melhor idade com vitalidade e vontade de aprender

Idosos chegam a melhor idade com vitalidade e vontade de aprender


Quando a velhice chega, a única coisa que resta aos idosos é descansar. Eles já fizeram muito durante a vida e agora é hora de desacelerar, certo? Errado! No início deste mês, comemoramos o Dia Internacional do Idoso, e trouxemos algumas histórias de pessoas que decidiram que não era a hora de parar no tempo.

No jornalismo, é comum citar o nome do entrevistado e logo depois, a idade. Dessa vez será diferente. Leão Santos, que de todas as idades está na melhor, é quem desmente o boato de que idoso precisa mesmo é sossegar. Cheio de vida e com muita vontade de aprender, seu Leão, como prefere ser chamado, afirma que descanso não é sinônimo de ficar parado. "Tenho 75 anos, mas minha mente não acompanha minha idade. Sou jovem mentalmente e acredito que a gente tem mesmo é que viver e sempre se exercitar. Ler, escrever, aprender coisas novas. Tudo isso ajuda", conta.

Leão Santos faz parte da turma do curso de informática para a terceira idade. Ele diz que tem o sonho de escrever um livro sobre sua vida e, para isso, teria de aprender a digitar textos no computador. "A facilidade com que você consegue escrever um texto sem nenhum borrão, como acontecia nas antigas máquinas de escrever, é fantástico. Eu quero começar a escrever um livro sobre a minha história e, por isso, entrei no curso. Isso ajuda a me tornar mais independente", relata.

Tirar o cérebro do "automático"

Um dos grandes males que têm acometido, principalmente, os idosos atualmente é o mal de Alzheimer. Ainda não há consenso quanto às verdadeiras causas da doença, mas o que as teorias revelam é que há grande possibilidade de o mal ser causado por fortes traumas, dores psicológicas ou falta de atividades que, de alguma forma, oxigenem a mente. Quem explica é o médico geriatra Jesus Gutierrez, "A partir do momento em que uma pessoa tira o cérebro do `automático` e o desafia, ela mantém controle sobre a capacidade de se concentrar e memorizar algo. Isso vale para todo tipo de atividade que seja considerada uma novidade na rotina", esclarece Gutierrez.

Parece que Raimundo Julião atendeu à recomendação do geriatra. Beirando os 60 anos de idade, ele decidiu entrar em uma empreitada desafiadora: ingressar em um curso superior. Em fase de conclusão no curso de Comunicação Social na UFMA, Seu Raimundo confessa seu desejo. "Minha ideia é chegar aos 60 anos bem, pensando bem, escrevendo bem. Digo isso porque quando se exercita a mente, as coisas melhoram e muito e minha meta é envelhecer com saúde", revela.

A saída é estimular

Instigar a mente a compreender códigos é extremamente importante para manter a mente saudável, principalmente quando se é idoso, segundo a psicóloga Francineide Aires. A profissional comenta que quando o idoso envereda por novas áreas de conhecimento são criadas várias possibilidades de interação social. "Quando um idoso procura aprender novas áreas, ele se depara com diversas possibilidades de crescimento, que é importante para sua saúde mental e para o envelhecer bem, para o envelhecer com qualidade. Socialmente, o idoso se coloca num lugar estratégico, onde conhece novas pessoas, interage com outros alunos, professores e faz novos amigos", pontua.

E foi exatamente isso que motivou Maria das Graças a entrar em um curso de inglês. A aposentada já chegou à terceira idade, mas a mente, segundo ela, continua querendo trabalhar e aprender coisas novas. "Eu já tenho 67 anos, mas um sonho adolescente me fez vir aqui para aprender um novo idioma. Nunca tive condições de aprender inglês, e quando passei a ter, não tinha era tempo para entrar num curso. Agora, que tenho tempo, decidi que era hora de realizar esse desejo. E é muito rico porque a gente não aprende só uma língua nova, mas uma cultura nova. Fora os amigos que a gente faz", declara.


O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2017/10/idosos-chegam-a-melhor-idade-com-vitalidade-e-vontade-de-aprender/