Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php on line 64

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Criptografia.php:64) in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/nucleo/Controle.php on line 38

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Formulario has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Formulario.php on line 4

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Campo has a deprecated constructor in /home2/cuida391/public_html/site/_sistema/biblioteca/formulario/Campo.php on line 2
Pilates para idosos: Combatendo os distúrbios que assolam a terceira idade | Blog | Cuidar Idoso
Utilizamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Ao navegar em nosso website, você concorda com esses termos.

Pilates para idosos: Combatendo os distúrbios que assolam a terceira idade

Pilates para idosos: Combatendo os distúrbios que assolam a terceira idade


Muito já falamos sobre o Pilates para idosos, mas você já viu dicas para Pilates em duplas para essa faixa etária?

O Brasil será em 2025 o 6º país do mundo com o maior percentual de idosos, ou seja, é um país que está envelhecendo constantemente. Porém envelhecer é inevitável a todo ser vivo sujeito ao passar do tempo, mas isso não pode, nem deve ser um martírio!

O envelhecimento consiste em um processo dinâmico e progressivo seguido por um conjunto de modificações em caráter morfológico, funcional, bioquímico e psicológico que ocasionarão o detrimento da capacidade humana de se adequar ao meio ambiente.

Tais alterações também podem deixar o sujeito mais vulnerável, aumentando a incidência de patologias que poderão resultar em seu óbito.

O envelhecimento é um processo fisiológico que não necessariamente corre paralelo à idade cronológica, apresentando considerável variação individual.

O fator em comum de todas essas evidências é que todos nós estamos envelhecendo e envelhecemos a cada dia de nossa vida, acreditando que envelhecer faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Ao contrário do que a sociedade pensa, o envelhecimento está associado não somente a fatores negativos, mas também a uma série de aspectos positivos que enriquecem a vida do indivíduo em diversas áreas.

Dessa forma, o idoso não pode ser mais visto como um ser que não tem mais nada a oferecer, ou associado à imagem de doença, incapacidade e dependência.

Benefícios do Pilates para idosos

O Pilates, por ser uma técnica dinâmica vai atuar promovendo o reforço do centro de força e melhora na força, resistência, flexibilidade, estabilidade postural e desempenho motor.

O fortalecimento e o ganho de flexibilidade dos músculos do centro de força garantem a estabilização corporal durante atividades estáticas e dinâmicas além de favorecer o equilíbrio do praticante, coordenação, controle, amplitude de movimento, visando à possibilidade de realizar as atividades rotineiras com menos esforço, como: sentar, levantar, pegar algo no armário, dirigir, caminhar e viver com mais saúde e qualidade de vida.

A consciência corporal que o Pilates proporciona auxilia no controle dos músculos envolvidos nos movimentos, uma vez que você sabe o que está fazendo e como está fazendo, o movimento torna-se mais eficaz e o desenvolvimento, obviamente, é maior.

Pilates para idosos em dupla

Existe um estímulo de uma pessoa com relação à outra, e por mais que a atenção do instrutor tenha que ser dividida entre as duas, o desenvolvimento é mais evidente que quando realizadas aulas individuais.

Elas se ajudam, se estimulam, buscam na parceria e nos laços familiares uma força extra para aproveitar ao máximo as aulas de Pilates para idosos. Essa irmandade faz com que a aula seja sempre produtiva tanto para elas quanto para mim como instrutora e na fluidez da construção das aulas.

A evolução dos exercícios dentro do método Pilates para quaisquer indivíduos se dá da seguinte forma: bases estáveis, diminuição da base, bases móveis, bases instáveis.


Concluindo…

A prática do Pilates para idosos e no caso do trabalho em questão, em dupla, propõe melhorar a qualidade de vida do indivíduo como um todo, alterando seu estado físico, mental e social, contribuindo para o convívio dessa pessoa com demais membros da sociedade.


O CUIDAR IDOSO não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Fonte: http://blogpilates.com.br/pilates-para-idosos-combatendo/