Dra Flávia Garboci

Nutricionista

São José dos Campos

Selo:

Sem avaliação

Nutricionista

São José dos Campos

Os fatores que determinam longevidade bem-sucedida, ou seja, aquela em que se adia ao máximo o aparecimento de doenças e incapacidade, são múltiplos e complexos. Um dos mais relevantes e plenamente modificável é, sem dúvida, a nutrição.

Refere-se aqui à nutrição não somente na idade avançada, mas também aquela que se cultiva ao longo da vida, ou mesmo antes do nascimento, na vida intrauterina (SABRY e SAMPAIO, 2007)

Alterações do apetite em idosos com Doença de Alzheimer

São comuns queixas envolvendo alteração no apetite da pessoa com Doença de Alzheimer. Pode haver perda de peso ou fome exagerada.
A perda de peso geralmente está associada a alterações no apetite, dificuldades cognitivas ou questões físicas. Ao constatar perda significativa de peso (igual ou superior a 5% do peso verificado no mês anterior), é preciso comunicar imediatamente ao médico ou procurar um nutricionista, para que sejam tomadas as providências.

Uma dica importante quando se há perda de apetite é oferecer ao idoso, pequena porção de alimentos por vez. Se o problema for cognitivo e houver esquecimento de comer, é necessário que o idoso seja acompanhado pessoalmente durante as refeições. Monitoramento à distância, via telefone por exemplo, não é indicado pois o idoso pode responder que se alimentou, porém, sem saber quando e o quê. Se a questão for física, como por exemplo, dificuldade de deglutição ou engasgos, o médico deverá ser avisado e um profissional fonoaudiólogo deverá ser procurado, pois existem técnicas e estímulos que ajudam no processo de deglutição.

Nas fases mais avançadas poderá surgir dificuldade na mastigação e deglutição, quando isso ocorrer, o profissional nutricionista poderá fazer adaptação na dieta visando adequar a consistência e o aumento da densidade calórica (menor volume com concentração de calorias).

Quando a fome for exagerada e o idoso quiser comer a todo instante, estimule-o a comer devagar e ofereça alimentos em intervalos menores, garantindo boa nutrição. Caso a insistência for grande, procure distraí-lo com um tema de interesse, com o intuito de adiar a próxima refeição. É importante ressaltar que o ganho de peso pode gerar riscos para a saúde, com problemas metabólicos e físico, e a ingestão exagerada pode causar problemas digestivos e mal-estar.

Selo

Avaliações

Nota Geral

(12) 3913-6154

flavia.garboci@nutricaoevida.net

Av. São João, 2375 - sala 504 - São José dos Campos