Dr. Henrique Grinberg | Cuidar Idoso

Dr. Henrique Grinberg

Cardiologista

São Paulo

Selo:

Ótimo

Cardiologista

São Paulo

O Dr. Henrique Grinberg cuida de pessoas no atendimento ambulatorial e hospitalar. Médico especialista em Cardiologia, focado na abordagem multi e interdisciplinar, valoriza os preceitos da bioética e da medicina humanizada.

ÁREA DE ATUAÇÃO

- Doenças do coração
- Cuidados Clínicos

SINTOMAS

Dor no peito (Angina)

Dor no peito é uma queixa frequente no consultório de Cardiologia. A doença que mais mata no mundo, o infarto agudo do miocárdio, tem como principal sintoma a dor no peito e por isso os cardiologistas são tão procurados nesses casos. Outras doenças cardiovasculares também se manifestam com dor no peito e requerem expertise na conclusão do diagnóstico diferencial. Dissecção de aorta, pericardite e embolia pulmonar são doenças graves, frequentemente conduzidas pelo cardiologista e que se manifestam com dor no peito.

Taquicardia (Palpitação)

Palpitação gera grande procura pelo cardiologista tanto no pronto socorro quanto no consultório. A palpitação é preocupante pela possibilidade de ser uma arritmia. Muitas vezes, o paciente com palpitação ao ser avaliado já está assintomático e a conclusão diagnóstica não é fácil. Até que se prove o contrário, a principal hipótese frente a um paciente com palpitação é arritmia. A história e o exame clínico são fundamentais nos casos de palpitação na tentativa de diferenciar a possível arritmia e/ou constatar se há gravidade. A maioria dos casos de palpitação não é definida a causa ou são arritmias benignas sem perigo à vida.

O que é arritmia? O coração possui um ritmo constante, mantido por impulsos elétricos gerados em uma região específica do coração chamada nó sinusal. Esses impulsos elétricos se propagam pelo coração despolarizando as células miocárdicas que se contraem ritmadas, chamamos cada ciclo desse de batimento cardíaco. Qualquer alteração ao longo desse trajeto de propagação do estímulo elétrico pode alterar o ritmo cardíaco (arritmia), alterando os ciclos dos batimentos e levando o paciente a sentir palpitação.

Desmaio (Síncope)

A síncope, popularmente conhecida como desmaio, possui amplo espectro de apresentação clínica que varia desde causas benignas até doenças cardíacas arritmogênicas potencialmente fatais. Por isso, devemos ter atenção especial às pessoas que apresentam síncope, sobretudo em cardiopatas, idosos e com história familiar de morte súbita precoce. Após o evento sincopal é fundamental a avaliação médica para abordagem adequada.

A perda transitória e autolimitada da consciência devido a baixo fluxo sanguíneo cerebral define síncope. O tônus postural é comprometido pela síncope e geralmente há queda da própria altura, podendo ocorrer traumatismos. A síncope é frequente na população e felizmente a maioria dos casos não confere gravidade.

Falta de Ar (Dispnéia)

Falta de ar, também chamada de dispnéia no meio médico, é um queixa frequente no consultório de cardiologia. Apesar de anatomicamente a falta de ar remeter aos pulmões, exige do cardiologista abordagem eficaz no diagnóstico diferencial de doenças cardiovasculares sobretudo a insuficiência cardíaca congestiva. Por ser uma doença de alta prevalência e uma das principais causas de internação no Brasil e no mundo, a insuficiência cardíaca deve sempre estar nas hipóteses diagnósticas possíveis de pessoas com queixa de falta de ar.

A falta de ar manifestada pelos pacientes com insuficiência cardíaca é bem caracterizada e faz parte de um conjunto de sinais e sintomas que definem a insuficiência cardíaca sob o ponto de vista clínico. Os pacientes com insuficiência cardíaca se queixam de falta de ar aos esforços. Geralmente a doença evolui e há progressão da falta de ar, ou seja, a falta de ar aparece cada vez mais aos menores esforços até manifestá-la ao repouso. Outra característica marcante é a falta de ar ao deitar-se, o que chamamos de ortopneía. Nesse contexto é muito comum os pacientes necessitarem dormir com mais de um travesseiro ou até mesmo sentado.

Dr. Henrique Grinberg

- Médico do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês, Oswaldo Cruz, Nove de Julho, HCor, São José, Samaritano e Albert Einstein.
- Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
- Fez residência em Clínica Médica no HC-FMUSP e em Cardiologia no InCor HC-FMUSP.
- Exerceu também, a função de Preceptor da residência de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês.

Omint, OneHealth Black

Selo

Avaliações

Nota Geral

(11) 3259-1516

(11) 98245-4601

contato@drhenriquegrinberg.com.br

R. Barata Ribeiro, 414 – Cj. 63 Bela Vista