Dra Marcella Bianca | Cuidar Idoso

Dra Marcella Bianca

Neuropsicóloga CRP: 06/114882

São Paulo

Selo:

Sem avaliação

Neuropsicóloga CRP: 06/114882

São Paulo

O Consultório Marcella Bianca tem suas portas abertas para que você agende uma sessão através de um atendimento profissional do mais alto nível de excelência e precisão, e completamente dedicado a cada um de seus pacientes. Estamos à disposição para avaliarmos sua necessidade e darmos início ao seu tratamento.

SERVIÇOS

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

O que é Avaliação Neuropsicológica?

É um procedimento que avalia as funções cognitivas e emocionais do indivíduo, com o objetivo de verificar tanto algum comprometimento neurológico quanto as áreas mais preservadas do cérebro. Avalia memória, atenção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, humor, entre outros e auxilia no diagnóstico de doenças neurológicas.

Qual a importância?

A importância da Avaliação Neuropsicológica é contribuir para planejamento do tratamento e no acompanhamento da evolução do quadro em relação aos medicamentos, cirurgias e reabilitações. É diferente da avaliação psicológica, pois toma como ponto de partida o cérebro para depois relacionar com as manifestações do comportamento.

A quem se destina?

Pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos e idosos, e pode ser solicitado também por profissionais da saúde, responsáveis ou por instituições.

Qual é o processo?

- Entrevista de coleta de dados pessoais – 2 sessões.
- Aplicação de testes e escalas – 5 a 7 sessões.
- Devolutiva do relatório detalhado do funcionamento mental – 1 sessão.
- Primeiro acontece uma entrevista de triagem para obter informações sobre a saúde global do paciente: queixas emocionais, cognitivas e comportamentais. A partir dessa triagem é selecionado a bateria de testes e escalas neuropsicológicas mais adequadas para o indivíduo, e assim, é iniciada a aplicação.

Os resultados indicarão as funções cognitivas preservadas e as funções que apresentam deficiência, sendo que, até as alterações leves podem ser detectadas ainda em estágios iniciais.

Finalmente, é elaborado um relatório neuropsicológico com fins legais, onde são relatados os principais resultados da avaliação e apresentado ao paciente e/ou responsáveis.


REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

O que é Reabilitação Neuropsicológica?

É um processo que compensa ou melhora as funções cognitivas e habilidades sociais resultantes ou não de doenças neurológicas, por meio do ensino de métodos compensatórios, aprendizagem de novas habilidades e a adaptação às perdas, promovendo ainda, a melhora da qualidade de vida do indivíduo e familiares.

Qual o objetivo?

Uma vez analisada as áreas deficitárias que foram apresentadas na avaliação neuropsicológica, inicia-se a reabilitação neuropsicológica que promove ao indivíduo sua recuperação ao nível máximo possível de adaptação física, psicológica e social, com o objetivo de reduzir o impacto de uma incapacidade ou deficiência, e dessa forma proporcionar uma maior integração social do indivíduo.

A quem se destina?

Pode ser realizada com crianças, adolescentes, adultos e idosos com prejuízo cognitivo ou não.

Qual é o processo?
- Avaliação do estado mental.
- Sessões de atividades e exercícios para estimulação cognitiva.
- Estruturação da rotina do paciente.
- Orientação aos familiares e cuidadores.

A quantidade de sessões e as atividades são planejadas levando em consideração as potencialidades e limitações de cada indivíduo.

MARCELLA BIANCA NEVES
Neuropsicóloga - CRP: 06/114882

- Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP (2012).

- Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP/SP diante da realização do curso de especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Neurociências do Instituto Neurológico de São Paulo – INESP (2014).

- Mestranda em Gerontologia pela PUC de São Paulo.

- Psicóloga e pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Saúde (Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento) no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – HC FMRP-USP (2013).

- Neuropsicóloga colaboradora do Ambulatório de Hidrodinâmica Cerebral, coordenado por Dr. Fernando Campos Gomes Pinto, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo – iPq HC FMUSP (2014).

- Neuropsicóloga colaboradora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia, coordenado por Antônio Serafim, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo – iPq HC FMUSP (2015).

- Neuropsicóloga colaboradora do grupo de pesquisa em Epilepsia, coordenado por Daniel Fuentes, no LINEU – Laboratórios Integrados de Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo – iPq HC FMUSP (2016).

- Neuropsicóloga clínica.

- Neuropsicóloga em pesquisa clínica de Doença de Alzheimer na Clínica Dr. Norton Sayeg.

- Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNP.

- Participante de congressos e encontros científicos na área da Neurociência com apresentação de trabalhos.

Selo

Avaliações

Nota Geral

(11) 3071-3080

contato@marcellabianca.com.br

Rua Joaquim Floriano, 101 – 3 andar – Itaim Bibi